quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Notícias

Hoje lemos o jornal da Batalha e ficámos a saber duas informações importantes.
A primeira informação diz-nos que a estátua equestre de D.Nuno Alvares Pereira, junto ao mosteiro, se encontra com alguns problemas. O cavalo de D.Nuno apresenta algumas fissuras e, provavelmente, acumulou água no seu interior. A água poderá vir a destrui-lo.
Na segunda informação aprendemos que, em 1808, esteve no mosteiro da Batalha, o artista leiriense Domingos Sequeira. Este artista desenhou as armas e capacetes que perteceram ao rei D.João I e D.João II. Ficámos ainda a saber que estes objectos se encontram no Museu Militar de Lisboa.
Gostaríamos muito que regressassem ao nosso mosteiro.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Finalidades do nosso mosteiro

A constução do Mosteiro serviu para mostrar que o Rei D.João I tinha um grande poder e provar que ele conseguia construir algo que mais ninguém tinha conseguido até ali. O mosteiro serviu também como panteão da família real.
Lançamos agora o nosso primeiro desafio:

Quais são os reis e príncipes que estão sepultados neste mosteiro?

deixa a tua resposta nos comentários.
Se acertares, és um génio!!!!!

Os arquitectos

Na construção deste grandioso mosteiro participaram vários arquitectos, mas os mais importantes foram, por ordem cronológica, os seguintes:
- Afonso Domingues
- Huguete
- Martim Vasques
- Fernão d'Évora
- Mateus Fernandes
- João de Castilho
-Miguel de Arruda
Eis os génios que construiram este magnífico mosteiro que é admirado por todos e até aparece no nosso livro de História e Geografia de Portugal. É considerado património mundial pela UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal.
Os seus estilos arquitectónicos são o gótico, o manuelino e o maneirismo. Neste momento ainda não aprendemos a distinguir estes estilos, mas, como somos muito curiosos, estamos prontos para partir à descoberta.

Curiosidades sobre o mosteiro

Sabias que o Mosteiro da Batalha demorou quase 2 séculos a ser construido?
Foram cerca de 170 anos.

Já deves ter perguntado por que terá sido construido no local onde se encontra e não onde decorreu a batalha contra os castelhanos. Há uma justificação para isso.
O mosteiro encontra-se num vale onde, normalmente, existe água e, na época em que se iniciou a sua construção, era um elemento fundamental para a vida de quem o habitava.
A água servia para a agricultura, para o uso doméstico e para o saneamento.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

D. João e a sua promessa

No dia 5 de Fevereiro, fizemos uma visita ao Mosteiro da Batalha onde entrevistámos o Doutor Pedro Redol, que gentilmente nos recebeu e partilhou connosco muitas informações sobre a história do mosteiro.
Nesta entrevista, aprendemos várias curiosidades.
Queres saber?!

Sabias que a construção do Mosteiro se deve a uma promessa?
Esta promessa foi feita por D.João I, rei de Portugal, a Nossa Senhora, à qual ele era muito devoto.
D. João prometeu a Nossa Senhora que, se os portugueses vencessem a batalha contra os castelhanos, mandaria construir um mosteiro em sua honra. E assim foi. É por isso que o Mosteiro se designa por Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
A batalha teve lugar em 1385 e a construção do mosteiro iniciou-se por volta de 1386. Três anos após a batalha, em 1388, D. João I entregou o mosteiro à ordem dos frades dominicanos que ali se instalaram.

Boas vindas

Olá, somos os alunos do 5A da Escola Básica 1,2 Mouzinho de Albuquerque da Batalha. Este blog foi criado com o objectivo de divulgar as pesquisas que vamos desenvolvendo ao longo do ano sobre a vila da Batalha e o seu património.

Convidamos-te a visitar regularmente este blog para que possas fazer connosco uma viagem extraordinária, descobrindo assim os tesouros da nossa vila.