quinta-feira, 30 de abril de 2009

Música no Mosteiro

Trazemos aqui novidades acerca da nossa última visita ao Mosteiro da Batalha. Ficámos a saber que é possível aprender muitas coisas neste monumento.
Sabiam que podemos aprender Música e Inglês com o mosteiro?
Assim que chegámos ao mosteiro dirigimo-nos ao portal principal e descobrimos algo muito interessante. Pudemos observar anjos músicos que se encontram num dos frisos deste portal.Cada um dos anjos está a tocar um instrumento musical. A nossa professora de Educação Musical ensinou-nos o nome desses instrumentos.
Querem saber quais são?

Orgão portativo


Charamela


Viuela


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Notícias

Amanhã faremos uma nova visita ao mosteiro para descobrirmos mais curiosodades sobre este monumento. Ficámos a saber que existem vários anjos músicos espalhados pelo mosteiro. Estamos com muita vontade de descobrir os instrumentos musicais que esses anjos tocam.

E queres saber o que iremos ainda ensinar-vos sobre este mosteiro?

Então tem paciência e visita o blog nas próximas semanas.

Entretanto, quando passeávamos pelo Largo do Mosteiro, reparámos que a Estátua Equestre já está a ser restaurada, para grande satisfação nossa. Achamos que é um trabalho bastante importante e é interessante observar as pessoas que estão a restaurar esta nossa estátua.

terça-feira, 21 de abril de 2009

O Soldado desconhecido


O Mosteiro da Batalha distingue-se dos outros monumentos nacionais por um motivo muito importante!

É neste mosteiro que estão sepultados dois soldados que morreram em combate durante a 1ª Guerra Mundial.

Desta forma faz-se uma homenagem ao soldado desconhecido que representa todos os soldados portugueses que morrem, ao serviço da pátria, cumprindo o seu dever.
O monumento do Soldado Desconhecido encontra-se na Sala do Capítulo e, se por lá passares, irás reparar nos dois soldados que ali se encontram imóveis e em silêncio, que prestam guarda de honra a este túmulo.

domingo, 19 de abril de 2009

Aprendendo sobre o Mosteiro

Quando visitares o Mosteiro, repara nas diversas marcas gravadas no chão e nas paredes. Queres saber o que significam?
Serviam para indicar quem tinha trabalhado as paredes, porque havia dezenas de homens a trabalhar no mosteiro e era uma forma de provar quem tinha feito aquele trabalho, para lhes poder ser pago. A estes símbolos dá-se o nome de “Marcas de Canteiro” .

Sabias que, no mosteiro, existem capelas que não foram acabadas? É por este motivo que se chamam “Capelas Imperfeitas” .