quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Nós gostamos do Mosteiro
No passado dia 29 de Outubro visitámos uma exposição sobre o Mosteiro da Batalha, intitulada “Nós gostamos do Mosteiro”. Foi uma iniciativa das crianças do Jardim de Infância da Isabel. Tratava-se de uma exposição de desenhos realizados por crianças de 4 e 5 anos.
Também ficámos a conhecer a nova biblioteca do Mosteiro que nos será bastante útil em trabalhos futuros, os quais iremos realizar e teremos todo o prazer em vos mostrar.
D.H.B.
O Mosteiro é fantástico!
Os seus autores tinham 4 e 5 anos. Conhecemos também uma nova biblioteca especializada em livros sobre o Mosteiro, alguns muito antigos, outros mais recentes.
De seguida, observámos alguns ”grafitti”e voltámos à biblioteca onde o Dr. Pedro Redol nos aconselhou a visitar este novo espaço de pesquisa todas as vezes que dele necessitarmos e a requisitar livros sobre a Batalha.
Voltámos à escola trazendo na mochila mais conhecimentos sobre a história do nosso Mosteiro.
D.H.B.
Uma visita ao Mosteiro
Antes, nós íamos ao Mosteiro e não reparávamos nas coisas!
D.A.S.
Uma exposição no Mosteiro
Gostámos muito de ver esta exposição.
Naquele primeiro piso existe uma pequena biblioteca que se pode utilizar, cheia de livros sobre o Mosteiro. A Renata e a Inês da nossa turma foram as primeiras utilizadoras daquele espaço. Que privilégio! O Dr. Pedro Redol que nos guiou nesta exposição também nos explicou que nem todos os livros falam sobre o Mosteiro da Batalha, pois alguns apresentam o Palácio da Pena e outros monumentos portugueses. Há livros infantis para crianças e livros mais sérios para adultos e adolescentes.
As Batalhenses
Uma exposição infantil no Mosteiro
Foi engraçado ver todos aqueles desenhos, uma maqueta e um “ slideshow” com fotografias das crianças a trabalharem naquele espaço.
A nossa turma adorou explorar aquela sala e até deixámos comentários num caderno apropriado.
As Padeiras de Aljubarrota
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Estamos de volta!
Este ano vamos continuar a descobrir a história da Batalha e a divulgar as nossas investigações.
Todos os grupos se vão empenhar em trabalhos de qualidade.
D.H.B.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Quase em férias!!!!
terça-feira, 2 de junho de 2009
Personalidades
William Beckford
James Murphy
sábado, 30 de maio de 2009
Exposição
Olá pessoal!
Esta semana fizemos mais um passeio à vila da Batalha, mas desta vez foi diferente pois tivemos a oportunidade de visitar a Galeria de Exposições na Praça Mouzinho de Albuquerque. Nessa galeria observámos uma colecção de diferentes máscaras ibéricas.
Estas máscaras representam diferentes festas populares em várias regiões da Península Ibérica e achamos que são muito interessantes. Por isso convidamos-te a visitar esta exposição para ficares a saber tanto como nós.
Aprender Inglês… no Mosteiro!
Learning English
is fun and easy!
We learn a lot
in the Monastery!
Na nossa última visita ao Mosteiro da Batalha descobrimos que também é possível aprender Inglês neste monumento. Registámos algumas palavras que gostaríamos de aprender.
Estávamos bastante curiosos para sabermos como dizê-las.
Agora que já aprendemos muitas, queremos partilhar algumas dessas palavras contigo!
Queres conhecê-las?
quinta-feira, 21 de maio de 2009
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Música no Mosteiro
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Notícias
E queres saber o que iremos ainda ensinar-vos sobre este mosteiro?
Então tem paciência e visita o blog nas próximas semanas.
Entretanto, quando passeávamos pelo Largo do Mosteiro, reparámos que a Estátua Equestre já está a ser restaurada, para grande satisfação nossa. Achamos que é um trabalho bastante importante e é interessante observar as pessoas que estão a restaurar esta nossa estátua.
terça-feira, 21 de abril de 2009
O Soldado desconhecido
O monumento do Soldado Desconhecido encontra-se na Sala do Capítulo e, se por lá passares, irás reparar nos dois soldados que ali se encontram imóveis e em silêncio, que prestam guarda de honra a este túmulo.
domingo, 19 de abril de 2009
Aprendendo sobre o Mosteiro
Serviam para indicar quem tinha trabalhado as paredes, porque havia dezenas de homens a trabalhar no mosteiro e era uma forma de provar quem tinha feito aquele trabalho, para lhes poder ser pago. A estes símbolos dá-se o nome de “Marcas de Canteiro” .
Sabias que, no mosteiro, existem capelas que não foram acabadas? É por este motivo que se chamam “Capelas Imperfeitas” .
segunda-feira, 30 de março de 2009
Vitrais
São os vitrais que dão vida e cor ao Mosteiro e cada um deles tem a sua história. Retratam a vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria e em alguns deles estão representados os emblemas do Rei, da Rainha e dos seus filhos.
Estes vitais foram criados entre os séculos XV e XVI, mais especificamente entre 1440 e 1530.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Batalha de Aljubarrota
Ponte da BOutaca
terça-feira, 17 de março de 2009
O Pelourinho
Localiza-se na Rua D. Filipa de Lencastre na Vila da Batalha.
Representa o símbolo da justiça e a autonomia do concelho.
Sabes para que serviam os Pelourinhos?
Há muitos séculos atrás, as pessoas eram severamente castigadas por não cumprirem as regras! Eram presas aos Pelourinhos e sofriam agressões físicas e psicológicas. Muitas vezes essas pessoas acabavam por morrer.
É um monumento muito importante porque nos ajuda a saber como era dantes a justiça!
Igreja Matriz da Batalha
Queres saber mais sobre este monumento?
Este templo foi construído em 1514 e é hoje denominado por Igreja da Exaltação de Santa Cruz. Já reparaste no magnífico Portal desta igreja?
O estilo arquitectónico predominante é o Manuelino.
Sabias que foi construída a pedido dos habitantes da vila, por não terem uma Igreja Paroquial?
A sua construção terminou em 1532, mas em 1858 houve um terramoto que fez o tecto de madeira ruir, tendo sido restaurada em 1908.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Notícias
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Finalidades do nosso mosteiro
Lançamos agora o nosso primeiro desafio:
Quais são os reis e príncipes que estão sepultados neste mosteiro?
deixa a tua resposta nos comentários.
Se acertares, és um génio!!!!!
Os arquitectos
- Afonso Domingues
- Huguete
- Martim Vasques
- Fernão d'Évora
- Mateus Fernandes
- João de Castilho
-Miguel de Arruda
Eis os génios que construiram este magnífico mosteiro que é admirado por todos e até aparece no nosso livro de História e Geografia de Portugal. É considerado património mundial pela UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal.
Os seus estilos arquitectónicos são o gótico, o manuelino e o maneirismo. Neste momento ainda não aprendemos a distinguir estes estilos, mas, como somos muito curiosos, estamos prontos para partir à descoberta.
Curiosidades sobre o mosteiro
Foram cerca de 170 anos.
Já deves ter perguntado por que terá sido construido no local onde se encontra e não onde decorreu a batalha contra os castelhanos. Há uma justificação para isso.
O mosteiro encontra-se num vale onde, normalmente, existe água e, na época em que se iniciou a sua construção, era um elemento fundamental para a vida de quem o habitava.
A água servia para a agricultura, para o uso doméstico e para o saneamento.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
D. João e a sua promessa
Nesta entrevista, aprendemos várias curiosidades.
Queres saber?!
Sabias que a construção do Mosteiro se deve a uma promessa?
Esta promessa foi feita por D.João I, rei de Portugal, a Nossa Senhora, à qual ele era muito devoto.
D. João prometeu a Nossa Senhora que, se os portugueses vencessem a batalha contra os castelhanos, mandaria construir um mosteiro em sua honra. E assim foi. É por isso que o Mosteiro se designa por Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
A batalha teve lugar em 1385 e a construção do mosteiro iniciou-se por volta de 1386. Três anos após a batalha, em 1388, D. João I entregou o mosteiro à ordem dos frades dominicanos que ali se instalaram.
Boas vindas
Convidamos-te a visitar regularmente este blog para que possas fazer connosco uma viagem extraordinária, descobrindo assim os tesouros da nossa vila.