quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nós gostamos do Mosteiro

Olá! Nós temos novidades para vos contar.
No passado dia 29 de Outubro visitámos uma exposição sobre o Mosteiro da Batalha, intitulada “Nós gostamos do Mosteiro”. Foi uma iniciativa das crianças do Jardim de Infância da Isabel. Tratava-se de uma exposição de desenhos realizados por crianças de 4 e 5 anos.
Também ficámos a conhecer a nova biblioteca do Mosteiro que nos será bastante útil em trabalhos futuros, os quais iremos realizar e teremos todo o prazer em vos mostrar.

D.H.B.

O Mosteiro é fantástico!

No passado dia 29 de Outubro, realizámos uma visita ao Mosteiro da Batalha para ver uma exposição de desenhos feitos pelos alunos do Jardim da Isabel. Havia trabalhos muito interessantes e engraçados.
Os seus autores tinham 4 e 5 anos. Conhecemos também uma nova biblioteca especializada em livros sobre o Mosteiro, alguns muito antigos, outros mais recentes.
De seguida, observámos alguns ”grafitti”e voltámos à biblioteca onde o Dr. Pedro Redol nos aconselhou a visitar este novo espaço de pesquisa todas as vezes que dele necessitarmos e a requisitar livros sobre a Batalha.
Voltámos à escola trazendo na mochila mais conhecimentos sobre a história do nosso Mosteiro.

D.H.B.

Uma visita ao Mosteiro

Nós, os alunos do 6ºA, fizemos uma visita guiada a uma exposição patente no Mosteiro da Batalha. Vimos desenhos feitos por crianças com idades inferiores a seis anos e também vimos uma projecção de fotografias dos autores a trabalharem no Mosteiro. O Dr. Pedro Redol mostrou-nos a nova biblioteca e foi muito interessante ver a exposição das crianças.

Antes, nós íamos ao Mosteiro e não reparávamos nas coisas!

D.A.S.

Uma exposição no Mosteiro

A nossa turma, este ano, já realizou a sua primeira visita ao Mosteiro. Fomos observar uma exposição de desenhos organizada pelos meninos do Jardim da Isabel cujo tema era: “Nós gostamos do Mosteiro”. Esses desenhos mostravam o monumento e as suas várias dependências.
Gostámos muito de ver esta exposição.
Naquele primeiro piso existe uma pequena biblioteca que se pode utilizar, cheia de livros sobre o Mosteiro. A Renata e a Inês da nossa turma foram as primeiras utilizadoras daquele espaço. Que privilégio! O Dr. Pedro Redol que nos guiou nesta exposição também nos explicou que nem todos os livros falam sobre o Mosteiro da Batalha, pois alguns apresentam o Palácio da Pena e outros monumentos portugueses. Há livros infantis para crianças e livros mais sérios para adultos e adolescentes.

As Batalhenses

Uma exposição infantil no Mosteiro

No passado dia 29 de Outubro, visitámos uma exposição patente no Mosteiro da Batalha, organizada por crianças do Jardim da Isabel.
Foi engraçado ver todos aqueles desenhos, uma maqueta e um “ slideshow” com fotografias das crianças a trabalharem naquele espaço.
A nossa turma adorou explorar aquela sala e até deixámos comentários num caderno apropriado.

As Padeiras de Aljubarrota

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estamos de volta!

Olá! Estamos de volta. Demos um pequeno salto para o 6º ano e um grande passo na aprendizagem.
Este ano vamos continuar a descobrir a história da Batalha e a divulgar as nossas investigações.
Todos os grupos se vão empenhar em trabalhos de qualidade.

D.H.B.
Olá! Somos o 6º A. Tiveram saudades nossas? Somos os mesmos alunos que, no ano passado,estavam no 5º A. Será que estão prontos para as novas aventuras? Se estiverem prontos, deixem um comentário. Ficaremos muito felizes. Até breve!

D.A.S.
Olá, pessoal! Voltámos... mas agora somos a turma do 6ºA.
Vamos continuar a dar-vos notícias sobre a Batalha e o seu património.
Esperamos que continuem a visitar o nosso blogue e a deixarem comentários.

As Batalhenses
Olá! Bem-vindos de novo ao nosso blogue.
Gostaram das férias? Nós gostámos.
Este ano somos o 6º A com novas ideias e projectos. O tema que vamos trabalhar continua a ser o mesmo: "Batalha, o nosso património".

As Padeiras de Aljubarrota
Nós, os alunos da turma A, voltámos. Temos novos assuntos para divulgar sobre a Batalha, através do nosso blogue.
Obrigados por nos visitarem, pessoal!

Os Cavaleiros da Távola Redonda

terça-feira, 9 de junho de 2009

Quase em férias!!!!

Olá!
Como sabes, as férias de verão estão a chegar e o nosso blog vai fazer uma pausa.
Prometemos-te que voltaremos no próximo ano lectivo para te dar a conhecer mais sobre a vila da Batalha e o seu património.
Até lá, aproveita bem as férias e não te esqueças de passar pela Batalha para visitar umas das grandes maravilhas de Portugal.
Poderás continuar a deixar os teus comentários no blog.
Até breve e boas férias!!!!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Personalidades

Olá! hoje vamos apresentar-te duas personalidades que tiveram uma relação muito próxima com o Mosteiro da Batalha e que os prestigiaram além fronteiras. Essas duas personalidades são William Beckford, um aristrocata e escritor inglês e James Murphy, um famoso arquitecto irlandês.

William Beckford

Willliam Beckford nasceu em Outubro de 1760 e faleceu em Maio de 1844. Numa das suas viagens a Portugal, esteve presente nos mosteiros de Alcobaça e Batalha, tendo escrito um livro muito importante sobre esta viagem.

James Murphy

James Cavanagh Murphy nasceu em Dublin. Deslocou-se a Portugal em 1789 e permaneceu no Mosteiro de Santa Maria da Vitória durante 13 semanas. Durante este tempo tomou todas as notas que considerou essenciais e desenhou o mosteiro com todos os pormenores (capitéis, divisas, remates janelões e os túmulos da Capela do Fundador). Com este trabalho escreveu um livro sobre o Mosteiro da Batalha. Os seus desenhos permitiram que os mestres canteiros restaurassem o mosteiro na perfeição.

sábado, 30 de maio de 2009

Exposição

Olá pessoal!

Esta semana fizemos mais um passeio à vila da Batalha, mas desta vez foi diferente pois tivemos a oportunidade de visitar a Galeria de Exposições na Praça Mouzinho de Albuquerque. Nessa galeria observámos uma colecção de diferentes máscaras ibéricas.

Estas máscaras representam diferentes festas populares em várias regiões da Península Ibérica e achamos que são muito interessantes. Por isso convidamos-te a visitar esta exposição para ficares a saber tanto como nós.

Aprender Inglês… no Mosteiro!

Learning English 

is fun and easy!

We learn a lot

in the Monastery!


Na nossa última visita ao Mosteiro da Batalha descobrimos que também é possível aprender Inglês neste monumento. Registámos algumas palavras que gostaríamos de aprender.

Estávamos bastante curiosos para sabermos como dizê-las.

Agora que já aprendemos muitas, queremos partilhar algumas dessas palavras contigo!

Queres conhecê-las?

Monastery

Portal

Chapel of the Founder

quinta-feira, 21 de maio de 2009

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Música no Mosteiro

Trazemos aqui novidades acerca da nossa última visita ao Mosteiro da Batalha. Ficámos a saber que é possível aprender muitas coisas neste monumento.
Sabiam que podemos aprender Música e Inglês com o mosteiro?
Assim que chegámos ao mosteiro dirigimo-nos ao portal principal e descobrimos algo muito interessante. Pudemos observar anjos músicos que se encontram num dos frisos deste portal.Cada um dos anjos está a tocar um instrumento musical. A nossa professora de Educação Musical ensinou-nos o nome desses instrumentos.
Querem saber quais são?

Orgão portativo


Charamela


Viuela


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Notícias

Amanhã faremos uma nova visita ao mosteiro para descobrirmos mais curiosodades sobre este monumento. Ficámos a saber que existem vários anjos músicos espalhados pelo mosteiro. Estamos com muita vontade de descobrir os instrumentos musicais que esses anjos tocam.

E queres saber o que iremos ainda ensinar-vos sobre este mosteiro?

Então tem paciência e visita o blog nas próximas semanas.

Entretanto, quando passeávamos pelo Largo do Mosteiro, reparámos que a Estátua Equestre já está a ser restaurada, para grande satisfação nossa. Achamos que é um trabalho bastante importante e é interessante observar as pessoas que estão a restaurar esta nossa estátua.

terça-feira, 21 de abril de 2009

O Soldado desconhecido


O Mosteiro da Batalha distingue-se dos outros monumentos nacionais por um motivo muito importante!

É neste mosteiro que estão sepultados dois soldados que morreram em combate durante a 1ª Guerra Mundial.

Desta forma faz-se uma homenagem ao soldado desconhecido que representa todos os soldados portugueses que morrem, ao serviço da pátria, cumprindo o seu dever.
O monumento do Soldado Desconhecido encontra-se na Sala do Capítulo e, se por lá passares, irás reparar nos dois soldados que ali se encontram imóveis e em silêncio, que prestam guarda de honra a este túmulo.

domingo, 19 de abril de 2009

Aprendendo sobre o Mosteiro

Quando visitares o Mosteiro, repara nas diversas marcas gravadas no chão e nas paredes. Queres saber o que significam?
Serviam para indicar quem tinha trabalhado as paredes, porque havia dezenas de homens a trabalhar no mosteiro e era uma forma de provar quem tinha feito aquele trabalho, para lhes poder ser pago. A estes símbolos dá-se o nome de “Marcas de Canteiro” .

Sabias que, no mosteiro, existem capelas que não foram acabadas? É por este motivo que se chamam “Capelas Imperfeitas” .

segunda-feira, 30 de março de 2009

Vitrais

Neste magnífico mosteiro existem obras de arte maravilhosas, entre elas os vitrais. Quando passares por lá não vais deixar de reparar neles!
São os vitrais que dão vida e cor ao Mosteiro e cada um deles tem a sua história. Retratam a vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria e em alguns deles estão representados os emblemas do Rei, da Rainha e dos seus filhos.
Estes vitais foram criados entre os séculos XV e XVI, mais especificamente entre 1440 e 1530.
Nesta imagem podes ver o reflexo criado pelo sol através dos vitrais. Esperamos que fiques curioso por observar mais de perto estas lindas janelas coloridas.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Batalha de Aljubarrota

Esta é a célebre imagem que ilustra a batalha travada entre portugueses e castelhanos em 1385. Iremos falar-te sobre esta batalha tão importante, mas, por agora, deixamos-te aqui esta bela imagem.

Ponte da BOutaca


A construção do viaduto denominado Ponte da Boutaca teve início na segunda metade do século XIX, em 1862.Localiza-se sobre a ribeira da Calvaria, a oeste da vila da Batalha. Foi classificada como imóvel de interesse público e está incluída na zona especial de protecção do Mosteiro da Batalha.

A ponte da Boutaca está assente em seis arcos quebrados, intercalados por contrafortes com vários esbarros. A armadura é em cantaria de pedra com grilhagem em quadrifólios, rematada a espaços por pináculos no topo dos contrafortes. Os pavilhões que se encontram à entrada e à saída da ponte têm uma planta rectangular rematada por grilhagem de flor-do-lis em cantaria, com pináculos nos vértices. Um dos pavilhões derviu antigamente de casa a um guarda e outro de arrecadação de ferramentas.

A ponte da Boutaca é um caso típico de arquitectura civil pública.

terça-feira, 17 de março de 2009

O Pelourinho

O Pelourinho da Vila da Batalha foi inaugurado a 18 de Março de 2000, com base em desenhos antigos. O anterior tinha sido demolido nos anos 60 do século XIX.

O Pelourinho foi construído pelo já falecido Mestre Alfredo Ribeiro e por Pedro Coelho Oliveira.
Localiza-se na Rua D. Filipa de Lencastre na Vila da Batalha.
Representa o símbolo da justiça e a autonomia do concelho.
Sabes para que serviam os Pelourinhos?
Há muitos séculos atrás, as pessoas eram severamente castigadas por não cumprirem as regras! Eram presas aos Pelourinhos e sofriam agressões físicas e psicológicas. Muitas vezes essas pessoas acabavam por morrer.
É um monumento muito importante porque nos ajuda a saber como era dantes a justiça!


Igreja Matriz da Batalha

A Igreja Matriz da vila da Batalha é também um monumento de grande importância!
Queres saber mais sobre este monumento?
Este templo foi construído em 1514 e é hoje denominado por Igreja da Exaltação de Santa Cruz. Já reparaste no magnífico Portal desta igreja?
O estilo arquitectónico predominante é o Manuelino.
Sabias que foi construída a pedido dos habitantes da vila, por não terem uma Igreja Paroquial?
A sua construção terminou em 1532, mas em 1858 houve um terramoto que fez o tecto de madeira ruir, tendo sido restaurada em 1908.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Notícias

Hoje lemos o jornal da Batalha e ficámos a saber duas informações importantes.
A primeira informação diz-nos que a estátua equestre de D.Nuno Alvares Pereira, junto ao mosteiro, se encontra com alguns problemas. O cavalo de D.Nuno apresenta algumas fissuras e, provavelmente, acumulou água no seu interior. A água poderá vir a destrui-lo.
Na segunda informação aprendemos que, em 1808, esteve no mosteiro da Batalha, o artista leiriense Domingos Sequeira. Este artista desenhou as armas e capacetes que perteceram ao rei D.João I e D.João II. Ficámos ainda a saber que estes objectos se encontram no Museu Militar de Lisboa.
Gostaríamos muito que regressassem ao nosso mosteiro.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Finalidades do nosso mosteiro

A constução do Mosteiro serviu para mostrar que o Rei D.João I tinha um grande poder e provar que ele conseguia construir algo que mais ninguém tinha conseguido até ali. O mosteiro serviu também como panteão da família real.
Lançamos agora o nosso primeiro desafio:

Quais são os reis e príncipes que estão sepultados neste mosteiro?

deixa a tua resposta nos comentários.
Se acertares, és um génio!!!!!

Os arquitectos

Na construção deste grandioso mosteiro participaram vários arquitectos, mas os mais importantes foram, por ordem cronológica, os seguintes:
- Afonso Domingues
- Huguete
- Martim Vasques
- Fernão d'Évora
- Mateus Fernandes
- João de Castilho
-Miguel de Arruda
Eis os génios que construiram este magnífico mosteiro que é admirado por todos e até aparece no nosso livro de História e Geografia de Portugal. É considerado património mundial pela UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal.
Os seus estilos arquitectónicos são o gótico, o manuelino e o maneirismo. Neste momento ainda não aprendemos a distinguir estes estilos, mas, como somos muito curiosos, estamos prontos para partir à descoberta.

Curiosidades sobre o mosteiro

Sabias que o Mosteiro da Batalha demorou quase 2 séculos a ser construido?
Foram cerca de 170 anos.

Já deves ter perguntado por que terá sido construido no local onde se encontra e não onde decorreu a batalha contra os castelhanos. Há uma justificação para isso.
O mosteiro encontra-se num vale onde, normalmente, existe água e, na época em que se iniciou a sua construção, era um elemento fundamental para a vida de quem o habitava.
A água servia para a agricultura, para o uso doméstico e para o saneamento.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

D. João e a sua promessa

No dia 5 de Fevereiro, fizemos uma visita ao Mosteiro da Batalha onde entrevistámos o Doutor Pedro Redol, que gentilmente nos recebeu e partilhou connosco muitas informações sobre a história do mosteiro.
Nesta entrevista, aprendemos várias curiosidades.
Queres saber?!

Sabias que a construção do Mosteiro se deve a uma promessa?
Esta promessa foi feita por D.João I, rei de Portugal, a Nossa Senhora, à qual ele era muito devoto.
D. João prometeu a Nossa Senhora que, se os portugueses vencessem a batalha contra os castelhanos, mandaria construir um mosteiro em sua honra. E assim foi. É por isso que o Mosteiro se designa por Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
A batalha teve lugar em 1385 e a construção do mosteiro iniciou-se por volta de 1386. Três anos após a batalha, em 1388, D. João I entregou o mosteiro à ordem dos frades dominicanos que ali se instalaram.

Boas vindas

Olá, somos os alunos do 5A da Escola Básica 1,2 Mouzinho de Albuquerque da Batalha. Este blog foi criado com o objectivo de divulgar as pesquisas que vamos desenvolvendo ao longo do ano sobre a vila da Batalha e o seu património.

Convidamos-te a visitar regularmente este blog para que possas fazer connosco uma viagem extraordinária, descobrindo assim os tesouros da nossa vila.