segunda-feira, 30 de março de 2009

Vitrais

Neste magnífico mosteiro existem obras de arte maravilhosas, entre elas os vitrais. Quando passares por lá não vais deixar de reparar neles!
São os vitrais que dão vida e cor ao Mosteiro e cada um deles tem a sua história. Retratam a vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria e em alguns deles estão representados os emblemas do Rei, da Rainha e dos seus filhos.
Estes vitais foram criados entre os séculos XV e XVI, mais especificamente entre 1440 e 1530.
Nesta imagem podes ver o reflexo criado pelo sol através dos vitrais. Esperamos que fiques curioso por observar mais de perto estas lindas janelas coloridas.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Batalha de Aljubarrota

Esta é a célebre imagem que ilustra a batalha travada entre portugueses e castelhanos em 1385. Iremos falar-te sobre esta batalha tão importante, mas, por agora, deixamos-te aqui esta bela imagem.

Ponte da BOutaca


A construção do viaduto denominado Ponte da Boutaca teve início na segunda metade do século XIX, em 1862.Localiza-se sobre a ribeira da Calvaria, a oeste da vila da Batalha. Foi classificada como imóvel de interesse público e está incluída na zona especial de protecção do Mosteiro da Batalha.

A ponte da Boutaca está assente em seis arcos quebrados, intercalados por contrafortes com vários esbarros. A armadura é em cantaria de pedra com grilhagem em quadrifólios, rematada a espaços por pináculos no topo dos contrafortes. Os pavilhões que se encontram à entrada e à saída da ponte têm uma planta rectangular rematada por grilhagem de flor-do-lis em cantaria, com pináculos nos vértices. Um dos pavilhões derviu antigamente de casa a um guarda e outro de arrecadação de ferramentas.

A ponte da Boutaca é um caso típico de arquitectura civil pública.

terça-feira, 17 de março de 2009

O Pelourinho

O Pelourinho da Vila da Batalha foi inaugurado a 18 de Março de 2000, com base em desenhos antigos. O anterior tinha sido demolido nos anos 60 do século XIX.

O Pelourinho foi construído pelo já falecido Mestre Alfredo Ribeiro e por Pedro Coelho Oliveira.
Localiza-se na Rua D. Filipa de Lencastre na Vila da Batalha.
Representa o símbolo da justiça e a autonomia do concelho.
Sabes para que serviam os Pelourinhos?
Há muitos séculos atrás, as pessoas eram severamente castigadas por não cumprirem as regras! Eram presas aos Pelourinhos e sofriam agressões físicas e psicológicas. Muitas vezes essas pessoas acabavam por morrer.
É um monumento muito importante porque nos ajuda a saber como era dantes a justiça!


Igreja Matriz da Batalha

A Igreja Matriz da vila da Batalha é também um monumento de grande importância!
Queres saber mais sobre este monumento?
Este templo foi construído em 1514 e é hoje denominado por Igreja da Exaltação de Santa Cruz. Já reparaste no magnífico Portal desta igreja?
O estilo arquitectónico predominante é o Manuelino.
Sabias que foi construída a pedido dos habitantes da vila, por não terem uma Igreja Paroquial?
A sua construção terminou em 1532, mas em 1858 houve um terramoto que fez o tecto de madeira ruir, tendo sido restaurada em 1908.