A 18 de Março de 1500, a Batalha foi elevada a vila pelo Rei D. Manuel l. Doze anos mais tarde foi criada a paróquia da Exaltação de Santa Cruz. A Batalha, até ali, pertencera ao concelho de Leiria.
Inicialmente, o concelho era menor, pois não abrangia as actuais freguesias de Reguengo do Fétal e de São Mamede.
No século XIX foi destruído o pelourinho e, no século XX, também o primeiro templo construído na Batalha foi destruído - a Igreja de Santa Maria-a-Velha – erigida para servir os primeiros frades que se deslocaram para a vila. A construção do Mosteiro da Santa Maria da Vitória começou em 1387 ou 1388, por vontade de D. João I, para assinalar a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota.
A construção do monumento, até cerca de 1533, mobilizou extraordinários recursos humanos e materiais, proporcionando a introdução e o aperfeiçoamento de várias técnicas e artes em Portugal.
O Mosteiro representa um marco histórico na arquitectura portuguesa. Trata-se de uma grandiosa construção do período final do gótico, onde assistimos ao nascimento do importante estilo manuelino que daqui irradiou para todo o país.
A construção deste monumento foi faseada, prolongando-se por mais de 200 anos. A junção de vários estilos no mosteiro deve-se ao grande número de mestres que dirigiram as obras, nomeadamente Afonso Domingues, Huguet, Martins Vasques, Fernão D’Évora e Mateus Fernandes.
No séc. XVI, foi construída a tribuna das Capelas Imperfeitas, sendo esta a última intervenção no Mosteiro.
Foi neste monumento que se praticou, pela primeira vez em Portugal, a técnica do vitral. Os vitrais da Capela-Mor e da sala do Capítulo, de 1514, são magníficos testemunhos desta arte ancestral.
Não vou à Batalha há muitoooos anos mas depois deste mergulho na história de Portugal, fiquei cheia de vontade de voltar. :)
ResponderEliminarja que falam no foral da batalha, dou-vos o link do meu blog com a carta de foral transcrita.
ResponderEliminarwww.joaogoncaster.blogspot.com
neste blog, do lado direito apresento uma lista dos arquivos do blog.Aí clicam em 2008 e logo vos aparece o foral.
adeus e continuação de uma boa pesquisa....
adoro este blog acompanho-o desde que comessou
ResponderEliminarAsdrubal Cobertina
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarasdrubal cobertina o maior bêbado de sempre
ResponderEliminarÉ sempre bom saber que ainda há jovens a interessarem-se pela história da sua terra e do seu país!!! BOM TRABALHO
ResponderEliminar